23 outubro, 2006

Aprendizagem Colaborativa

Vale a pena ver este vídeo sobre Aprendizagem Colaborativa, do curso Wiki prá que te quero? Moodle Brasil - By Júlio Mouro.


Hiperatividade


Este vídeo sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade - TDAHI) ou DDA ((Distúrbio do Déficit de Atenção), é narrado pelo Dr. Paulo Mattos, um dos maiores especialistas brasileiros no assunto.

19 outubro, 2006

Conteúdos Curriculares


Considero que foi muito importante procurar identificar os conteúdos curriculares nos projetos, porque a cada questionamento “surgia” um novo conteúdo. Para mim, esta atividade afirmou a proposta que é de aprender conteúdos por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas, e também, que a troca proporciona uma constante atividade operatória de construção e reflexão.

08 outubro, 2006

Estudos



Olá...
Estas últimas semanas foram de bastante trabalho e estudos. Nosso grupo está pesquisando sobre a hiperatividade (TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Descobri que além do déficit de atenção “natural”, também há o déficit de atenção “induzido”. As pessoas que tem déficit de atenção induzido apresentam os sintomas em ambientes ou períodos de stress. Os principais sintomas são a distração e a dificuldade para se organizar e definir prioridades. Segundo o psiquiatra Edward M. Hallowed, uma das possíveis causas do crescimento da hiperatividade induzida está no avanço das tecnologias da comunicação, pois “adotamos seu ritmo instantâneo (...) Na prática, isso significa abrir e responder e-mails por impulso, perder-se na Internet...”.
E como recuperar a atenção?
__ Uma de suas dicas é:
“Não se comprometa a mais compromissos do que você possa cumprir.”



Leia o artigo “A Epidemia da Hiperatividade”, Revista Veja, Ed 1976, ano 39, nº 39 de 04/10/2006, pág. 127.