27 junho, 2007

A Natureza e o Poder da Matemática


Este encontro foi uma reflexão sobre a natureza da Matemática, tentarmos descrever seus elementos, pensarmos sobre o que nos leva a praticá-la e como esta prática repercute em nós. Baseados na história, nos reportamos à visão matemática segundo os platonistas: “ninguém inventa a Matemática, apenas descobre”; seguido do mito de Euclides: “seus livros eram leis”; movimento fundamentalista: “a essência da Matemática é a lógica”; movimento construtivista: construtivismo de Brouwer e o construtivismo pedagógico; movimento da matemática moderna.

Limites


No primeiro momento foi explorada a noção intuitiva de limites, seguido pelo conceito e propriedades. A seguir, vimos algumas aplicações como: estudo da variação de temperatura de um município em um determinado período, os ciclos das marés, crescimento populacional.

25 junho, 2007

Proa 17/17 - Visita aos Blogs


Nesta semana visitei os blogs das colegas, e registrei esta "espiadinha" através dos comentários.

Tania Tizot - Proa 17B Tânia Mara
18/06 – Colocou calendário, passou os arquivos para o final da página(melhorou); já divulgou o trabalho do grupo.
23/06 – Fez as atividades 13 e 14, colocou contador, alterou o modelo do blog!
25/06 - No blog contém imagens, calendário, contador de acesso, relógio, lista com os blogs dos colegas, e está com as atividades em dia.

Thais Bozzetto - Vamos Trocar Experiências
18/06 – Só tem duas postagens.
23/06 - Está colocando as atividades em dia! Criou um cabeçalho.
25/06 - Já está com as atividades em dia, não há outros recursos na barra lateral. Penso que olhei o blog errado na primeira visita, só verifiquei novas atividades no dia 23/06.

Viviane Weiss - Técnica NTE Viviane
18/06 - Em dia com as tarefas, está na semana 04, iniciou as postagens. Alterou o modelo (laranja com verde). Inseriu slide com música, divulgou o endereço do trabalho em grupo.
23/06 – Não alterou nada.
25/06 - Última postagem: 19/06/2007.

Adriane Gasperin - A Educação está Blogada.
18/06 - Está atrasada, só fez o cadastro no bloglines.
23/06- Não continuou.
25/06 - Sua última postagem é de 05/06/2007.

Continuarei de olho...

Proa 17/16 - Relatório Individual


Minha semana ficou dividida entre pesquisas da ferramenta Thinkfree, e as visitas nos blogs das colegas. Com relação ao trabalho em grupo, entrei em contato com as três colegas, onde escolhemos a Cristiane como coordenadora. Ela abriu o blog "aprendizagem em grupo" e enviou o convite para cada uma de nós. Aceitei o convite e comecei a trabalhar:
- na formatação do blog acrescentei um Chat, como mais uma opção de contato;
- realizei pesquisas sobre o Thinkfree;
- fiz o cadastro no site, e precisei instalar o Java;
- editei alguns documentos testes, onde explorei recursos de formatação, inserção de imagens, links, download, upload, documentos em PDF;
- aceitei um convite da Cristiane para colaborar na construção de um documento, no qual deu certo;
- estamos contribuindo no relatório colaborativo;
- minha página de documentos é: http:www.thinkfreedocs.com/sueli;
- a cada descoberta, estamos postando em nosso blog colaborativo;
- temos dois tutoriais iniciados;
- o trabalho final já está começado.

20 junho, 2007

ThinkFree


ThinkFree é um pacote de programas de escritório, que pode ser acessado diretamente via internet. O grande diferencial é que ele também pode ser usado no modo off-line, depois de ter sido copiado para o PC. Traz três programas: um editor de textos (Write), um gerenciador de planilhas (Calc) e um programa de apresentações de slides (Show), os três, respectivamente, compatíveis com Word, Excel e PowerPoint, que fazem parte do pacote Microsoft Office. A versão para download do ThinkFree é paga, entretanto, o serviço on-line é gratuito. O carro-chefe do pacote é o processador de textos, sendo que disponibiliza recursos como: escolher fontes e caracteres especiais, colocar itálico ou negrito em palavras, tabular dados, gravar documentos em extensão .doc (em um disco virtual ou no disco rígido do computador). No serviço on-line permite que os usuários compartilhem textos, coloquem diretamente em blogs ou ainda os publiquem no próprio ThinkFree.

19 junho, 2007

Proa 17/12 - Relato da Semana


Na semana 03 concluí as atividades propostas sem problemas: criei o blog teste, alterei modelo, fontes, cores..., testei todas as opções de inclusão de elementos na página. Não sei o que dizer quanto as dificuldades... não porque tenha sido tudo muito fácil, mas porque as dicas e os tutorias estão bastante claros!
Após realizar estas tarefas, eu:
1. Continuo acompanhando as alterações dos blogs através do bloglines, que seguindo uma das dicas, alterei os nomes dos blogs para o nome dos colegas;
2. Ainda estou “comparando” o Frapps, Extreme e o Clustrmaps. Os três registram as visitas, mas até o momento achei as estatísticas do Extreme, mais interessantes. Aqui contei com uma grande dica da Su;
3. Estou testando diferentes modos de inclusão de vídeos no blog, sem lincar do Youtube;
4. Aprendi uma nova maneira de colocar uma lista de links na página (Vale a Pena Conferir).

18 junho, 2007

Pensando...

A Especialização está caminhando para o seu final, e junto uma mistura de sensações... o que poderia ter sido diferente, o que falta para colocar em ordem, o que aprendi, o que contribuí... um caminho de desafios, descobertas e conquistas!!!

Proa 17/13 - Blog Colaborativo


Para iniciar a semana, nossa coordenadora de grupo Cristiane criou o nosso blog colaborativo: http://grupo3-proa17b.blogspot.com/. Já aceitei o convite, e também iniciei as pesquisas sobre o Thinkfree.Quanto a tarefa individual, comecei a visitar os blogs de minhas colegas e a fazer anotações:

14 junho, 2007

Proa 17/12 - Desafio

Gostei deste desafio!!! O blogroll é simples e muito útil. Isto quer dizer que, quando eu adicionar um blog ao meu bloglines ele automaticamente aparecerá no blogroll de meu blog! Primeiro criei os links "Blogs Amigos", "Nossa Turma" no blog de Testes, depois inseri os links da "Nosso Grupo" aqui neste blog.
Por enquanto, as tarefas foram tranquilas... haviam coisas que eu já conhecia e outras não, mas uma complementa a outra, e estou adorando!!!

Proa 17/9-10-11 - Alterando Configurações

Ops! Desta vez terminei as tarefas antes da data final!!

Atividade 17/9 - Adicionando uma lista de links na barra lateral do blog. Até o momento, coloquei os links para os meus blogs.

Atividade 17/10 - Cabeçalho e Barra de Navegação. Criei o meu cabeçalho usando o Corel Paint. Aprendi a questão do posicionamento, e então arrumei a imagem deste blog.

Atividade 17/11 - Fontes & Cores. Não sei dizer quantas vezes alterei as cores das fontes... algumas ficaram tão esquisitas, que também alterei o modelo do blog várias vezes.

11 junho, 2007

Vídeo - Logaritmos e Música


Trecho do Vídeo "Música das Esferas", do DVD Escola, disponível no portal do Domínio Público.

Proa 17/4 - Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-Line

Para sabermos das novidades da rede, de nossos sítios prediletos, não precisamos abrir cada sítio, toda vez que acessarmos a Internet. Para isso, basta assinarmos um serviço como o Bloglines ou Sharpreader, tudo graças ao desenvolvimento de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos, mais conhecida como RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication). Os protocolos que fazem este recolhimento são arquivos XML (Extensible Markup Language) que capturam conteúdos de um sítio, os reúnem em um agregador e os entregam para serem visualizados em aplicativos leitores.
O Bloglines é um serviço gratuito, também disponível na versão portuguesa, que possibilita o usuário adicionar, manejar e ler os sítios que subscreve e, ainda, compartilhar suas leituras. É uma ferramenta excelente, pois fica muito mais fácil acompanhar um trabalho com os weblogs, por exemplo, uma vez que não há a necessidade de acessar blog por blog.
Gostei da blogoteca, que é um sistema de weblogs interligados, partindo de um ambiente geral e tantos blogs quantas forem as categorias, ou os temas cujos objetos educacionais se subdividirão.
Quanto à aprendizagem, concordo que as possibilidades sejam muitas, mesmo porque, acredito que não aprendemos de forma linear, mas como hipertextos.

Leitura do Texto: DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE, da professora Suzana de Souza Gutierrez.

06 junho, 2007

Atividades


Estes últimos dias foram muito tumultuados para mim. Fiquei tão imersa entre uma atividade e outra que este blog ficou um pouquinho para trás, mas ao mesmo tempo foram dias de muito aprendizado. Hoje consegui colocar em dia as atividades do proa 13, a minha página já está lincada e ok. Também coloquei em ordem as atividades do proa 17, desde a construção de um blog específico para a oficina até o cadastro no bloglines. Mas para dizer que estou em dia mesmo, falta a tarefa final do proa 12 e é claro, dar uma "agilizada" no TCC.

Proa 17/7 - Explorando as Configurações do Blog


Acredito que explorar é descobrir, é aprender!!! Aprendi muito explorando as configurações do blog, só não sei como não perdi nada até agora... Fiz poucas alterações neste blog pois já havia feito muito nos outros: troquei a cor de fundo das postagens, alterei as configurações do relógio, fiz algumas tentativas frustadas com relação a cor dos textos... Ainda não sei onde ou como fazer para que os meus links abram em outra página. Reparei que os links da página desta oficina são assim, mas não consegui fazer isto no novo modelo do blogger.

Proa 17/6 - Explorando o Bloglines


Assisti a animação, adicionei alguns feeds, inclusive desta disciplina e dos blogs dos colegas. Ainda continuo a explorar o bloglines, mas quem quiser conferir como está a minha lista, não se acanhe!... Também coloquei um ícone na coluna à direita.

Proa 17/5 - Bloglines


Olá!
Para mostrar que cheguei até aqui, esta é a tela de meu bloglines. Professora Íris, obrigada pelo alerta!!! O endereço é http://www.bloglines.com/public/Sueli.

Proa 17/3 - Reflexão


Nesta primeira semana, um pouco atrasada...construí este novo blog para o Proa17, visitei os espaços solicitados e li o texto “Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores”. As perguntas que eu mesma me faço hoje são: Por que não conheci o blog antes? O que seria de mim hoje se não houvesse o blog?...
Na página da professora Suzana três coisas me chamaram a atenção e tentei buscar: Extremetrachking, Clustrmaps e o Techonorati. Technorati é um motor de busca de Internet especializado na busca por blogs e faz concorrência às ferramentas de busca de blogs do Google e Yahoo. Em julho de 2006, a quantidade de blogs cadastrados no site ultrapassou a barreira dos 50 milhões, e cerca de 70000 blogs são cadastrados no site diariamente... Como se cadastrar? Quais as Vantagens?
Já o Clustrmaps é um mapa de visitas, uma espécie de contador que através do endereço IP da pessoa que visita o blog, vai gerando um mapa com pontos que indicam a localização dele. Este eu consegui inserir, mas falta explorar!!!

04 junho, 2007

Proa 17/2 - Visitando Blogs


Visitei quase todos os blogs indicados, cada um com as suas particularidades, visual e links de acordo com o tema.

Tridisciplina: Blog bastante dinâmico, apresenta o projeto interdisciplinar Sociologia da Educação I e História da Educação no Brasil e agora também do Seminário de Docência I. Contém arquivos, links para outros blogs, inclusive o interessante blogquest.

Relato de Experiência: Blog das professoras Íris e Beatriz!!! Um blog sobre Experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologias, portanto, um espaço que todos os educadores deveriam acessar. Gostei do Writely, que eu não conhecia, e também de ver que o projeto da Rádio da escola Caic Mariano, da professora Gládis, continua a todo vapor.

Gutierrez/Su: Este é o espaço da Su, onde ela mesma define que trocar idéias, escrever e registrar seus achados faz parte de seu dia tanto quanto escovar os dentes. Traz os textos bastante claros e ela disponibiliza seus links em outra página... gostei disso!!!

Vamos Blogar: É um blog educacional colaborativo que apresenta vários links para Projetos e Blogs, Caixa de recados, revistas... foi o primeiro blog que vi um tutorial sobre o slideshare.

O Mundo Encantado de Cecília Meireles: É dedicado às crianças, então o visual é bastante adequado, carinhoso, realmente encantador!! Pena que não consegui colocar um comentário...

Blogosfera Marli: Adoro este blog!!! Tem um pouco de tudo: artigos, entrevistas, dicas para professores, links para os blogs, recomendações de sites... Maravilhoso!!!

Leitura e Escrita: Blog da Fátima, traz indicações, trabalhos, pesquisas sobre leitura e escrita, dislexia, dicas de vídeos...

03 junho, 2007

Blogs

Passei uma boa parte do tempo "bisbilhotando" blogs alheios... no bom sentido é claro! Acho maravilhoso verificar o que os outros estão fazendo, pesquisando... e pensar que também estão vendo o que eu estou fazendo, aprendendo, pois o sentido é esse: compartilhar, trocar idéias, aprender sempre!!!