17 julho, 2007

Geometria



Algumas observações para o ensino da Geometria:

  • Trabalhar com manipulação de objetos e sua representação;

  • Associar questões algébricas com geométricas;

  • Trabalhar com perspectiva;

  • Usar malhas isométricas;

  • Atividades de “metodologia”.

12 julho, 2007

Funções


Você já parou para pensar em como as coisas estão relacionadas umas com as outras? Ou ainda, uma em função de outra? Ao fazermos relações entre espaço e tempo, consumo de energia e valor da conta (despesa), produção e custo, produção e receita, e tantas outras, estamos trabalhando com o conceito de função. São estas aplicações que devem estar claras para os educandos, para que eles possam estabelecer estas relações com significado.

Proa 17/24 - Auto Avaliação


Fazer uma auto-avaliação não é fácil! Eu já começo dizendo que um grande desafio para mim é estar escrevendo, porque falar é tão mais fácil!!! Pensar nesta disciplina é recordar desafios, surpresas, conquistas, novidades, corrida contra o tempo... e dizer que aprendi muito, muito mesmo. Valeu a Pena!!!
Eu sabia alguma coisa sobre blogs, mesmo porque no modelo anterior, se quiséssemos inserir algo diferente tínhamos que apelar para o HTML, o que já representa um grande aprendizado, mas ainda bem que no novo modelo ficou bem mais fácil esta inclusão de elementos. Aqui aprendi muito mais: postar através de e-mails, receber comentários por e-mail (ótimo), postar em mais blogs ao mesmo tempo através do write to my blog, agregar feeds e criar o blogroll (bloglines), enviar fotos para o Flickr ... Claro que à medida que fui aprendendo, fui inserindo nos meus outros blogs.Neste espírito de gincana (gostei disso...), procurei realizar todas as tarefas, brincadeiras e desafios propostos; comentar outros blogs, responder aos comentários dos colegas e professores. E quando o tempo permitiu, me aventurei pelo Flickr, Suprglu, Maps e algumas das ferramentas de estudo dos outros grupos. Adorei realizar a tarefa no blog colaborativo (aprendi como enviar o convite), e acredito que um grande diferencial de nosso trabalho, foi que além de pesquisarmos a ferramenta, nós trabalhamos nela, elaboramos um tutorial no Thinkfree, ou seja, nós pesquisamos a ferramenta e a incluímos no trabalho. Isto só foi possível graças ao empenho do grupo. Outro fator muito importante, é que neste trabalho ficou bem evidente o uso pedagógico do blog.
Em relação ao Thinkfree, já estou usando em uma outra atividade com meu grupo de estudos da Universidade (PDE). Ainda quero pesquisar e conhecer as ferramentas pesquisadas pelos outros grupos, e também aquelas cujos grupos não se manifestaram...

Agradeço toda a atenção e auxílio das professoras e dos colegas do grupo...
Um grande abraço e sucessos a todos!!!

10 julho, 2007

Atividades e TCC

Ufa!
Última semana das disciplinas opcionais... e digo que escolhi muito bem minhas disciplinas. Foram semanas de muito trabalho mas também de muito aprendizado! Na oficina de blogs aprendi muito, muito... é só dar uma olhadinha no meu blog da disciplina. Também na oficina de jogos, estou super feliz comigo... consegui construir um jogo sozinha! Valeu a pena!!!
Agora é pensar totalmente no TCC.

07 julho, 2007

Princípio de Pombal


 
O objetivo deste tema foi mostrar como o princípio de pombal, também conhecido como princípio das gavetas ou princípio da casa dos pombos, pode ser aplicado em alguns problemas da matemática elementar, geometria, teoria dos números, análise combinatória, como em outros não tão elementares como na teoria de grafos e a densidade dos números racionais na reta. A única dificuldade está em identificar quem são os nossos objetos (pombos) e quais as gavetas (buracos do pombal).

05 julho, 2007

Crescimento Populacional

Estudamos os modelos populacionais: Malthus e Verhulst. O modelo de Malthus supõe que o meio ambiente tenha pouca ou nenhuma influência sobre a população, já o modelo de Verhulst leva em conta fatores como: quantidade de alimentos, acidentes, guerras, epidemias,... e assume a existência de uma população limite, tornando um modelo viável para muitas espécies populacionais.

02 julho, 2007

Figura por e-mail

Olá pessoal!
É isso mesmo... Estou realizando esta postagem por e-mail, com figura e tudo!!! Creio que só seja possível através de um e-mail que disponibilize a opção para inserir imagem, assim como, a imagem deverá estar hospedada em algum site (ter URL).Ao solicitar "inserir imagem", abrirá a caixinha com a opção "procurar", cole o endereço da imagem e ok!

01 julho, 2007

Brincadeira 2



Da minha janela...

Realizei esta atividade hoje de manhã, e também enviei para o meu flickr. Este é um pedacinho do que vejo de Londrina - Pr, através de uma janela...

Proa 17/21 - Atividades Opcionais

Diria que há uma praticidade em postar por e-mail, nunca se sabe! Mas a idéia de não colocar imagem, realmente não me agradou muito... Das atividades opcionais:

- Recuperar uma Postagem – Uso habitualmente. Na versão antiga do blogger só havia a opção: salvar como rascunho, o bom da nova versão é que salva automaticamente. É uma mão na roda.

- Writer to My Blog – Não conhecia esta ferramenta, portanto, foi a que escolhi para realizar. Achei bastante simples porque não requer cadastro nenhum, confirmação ou coisa parecida, somente autorização para a postagem. Fiz a postagem seguindo as instruções e deu tudo certo (está no blog teste)! Gostei desta ferramenta porque a postagem é normal, não se perde nada, pois é possível inserir imagens, vídeos, etc. É um ótimo recurso para postar em mais blogs ao mesmo tempo.

- Compartilhar Apresentações – Já conhecia o slidehare. Considero uma ferramenta muito boa para compartilhar slides.

Proa 17/20 - Visita aos Blogs Colaborativos


Consegui realizar três visitas aos blogs colaborativos, e procurei deixar um comentário em cada um deles. A maioria está em dia com as pesquisas; alguns grupos estão usando o MSN ou Skype para se comunicarem; não sei dizer se os nomes dos colaboradores estão corretos, pois em alguns, nas postagens não aparecem todos os nomes. É uma tarefa difícil “olhar” o trabalho dos outros e dar “palpites”. Mas por outro lado, temos que considerar que estamos todos aprendendo, e esta atividade também nos auxilia com o nosso trabalho.

1. Basecamp – Beatriz, Elke, Tania Mara, Jozemar

É considerada uma ferramenta atual da Web 2.0, sendo utilizada para gerenciar projetos colaborativos ou de clientes”.
27/06 – Estão em dia com as atividades, cada um colocando suas descobertas.
30-06 – Inseriram uma imagem no cabeçalho da página.
01/07 – As atividades continuam em dia: tem o link da ferramenta na barra lateral, o relatório inicial parece bem adiantado, tem tutorial. Até o momento não me ocorreram sugestões para a página. Li o relatório e fiquei com a dúvida: Se o Basecamp possibilita o compartilhamento de projetos, há algum link para que outras pessoas também possam acompanhar este processo? Ou ele fica restrito a estes grupos?
Última Postagem: 30/06/07.

2. Comeeko – Ermelina, Ivonete, Nívea, Sônia Bonfim

Com essa ferramenta podemos adicionar textos, figuras e balões de histórias em quadrinhos em nossas fotos, deixando-as bem engraçadas. Tudo isso on line e temos a possibilidade de torná-las públicas ou não”.
27/06 – Estão em dia com os trabalhos;
30/06 – O relatório está na página, possui tutorial;
01/07 – Sugeri colocar o link da ferramenta na barra ao lado.
Última Postagem: 27/06/07.

3. Cl1p - Maria Aparecida, Antônio Wilson

É um site interativo, criativo e imaginativo, porque podemos fazer desenhos, formas, utilizando muitas cores, salvar e enviar por e-mails aos amigos, colaborativo online, divertido”.
30/06 - Estão trabalhando. Perderam o trabalho (a página foi deletada) mas recuperaram.
01/07 – Sugeri colocar o link da ferramenta na barra lateral.
Última postagem: 01/07/07.

4. Google - Nivea e Jucela

Todos os que têm uma conta no google, por exemplo para usar o gmail ou outros serviços, têm a seu dispor uma máquina de leitura de RSS, o google reader”.
30-06 – Estão trabalhando...
01/07 – Possui links para os grupos.
Última Postagem: 01/07


5. Terapad – Esoleide, Magda, Neura

“É semelhante ao Blogger, e dá várias possibilidades de uso... Também é possível criar lojas virtuais para publicação de produtos para compra
27/06 – Estão em dia com os trabalhos.
30/06 – Possui os links dos sites usados, um visual bonito.
01/07 – Excelente! Li o relatório, e parece que o grupo está bastante entusiasmado com a ferramenta. No comentário, além de parabenizá-las pela página deixei uma pergunta: O que é thumbnails?
Última: 29/06


6. Thinkature - Salete Asen , Helena, Elisalandi, Myrian

Thinkature é uma ferramenta de comunicação visual para a web onde trocamos mensagens instantâneas em um espaço de trabalho visual. É um ambiente colaborativo e inteiramente novo. Esse trabalho é compartilhado em segundos”.
27/06 – Página com bastante informações, atividades em dia.
30/06 – Bem organizado e atualizado.
01/07 – O grupo está trabalhando bastante, inclusive realizando avaliaçao. A página contém links importantes como: nomes dos componentes, blogs do grupo, link da ferramenta, sites utilizados. Li o relatório, me interessei pela ferramenta, e coloquei minhas dúvidas nos comentários: uma referente ao trabalho colaborativo e outra referente a criação de cartões.
Última Postagem: 29/06/07.


7. Vyew - Adriane , Flávia, Karen, Selma
O Vyew é uma ferramenta que possibilita realizar serviços de conferência web em que permite partilhar o desktop enquanto se trabalha com documentos DOC, PPT, JPG, PDF, … Na colaboração, em tempo real, os utilizadores podem fazer anotações ou desenhar como num whiteboard, e utilizar chat e teleconferência”.
27/06 – Estão com as atividades em dia.
30/06 – Não há mais postagens.
01/07 – Parece que as pesquisas pararam... Parece uma boa ferramenta... Ainda não entendi bem a web conferência sem áudio, e a liberação de Chat. Talvez as imagens auxiliem (foi proposto nos comentários). Não tem link para o site da ferramenta.
Última: 25/06

8. Yahoo – Viviane, Rita, Lenir, Viviane, Rosângela

"É um serviço gratuito que permite reunir a família, amigos e membros por meio de um Web site e grupo de e-mail. Não é necessário conhecer HTML para criar seu próprio grupo".
27/06 – Trabalhando...
30/06 – O visual melhorou, as explicações também; passo a passo por tela, muito bom!!!
01/07 – Não houve mudanças
Última postagem: 26/06.

Proa 17/19 - Relatório Final



Nesta semana continuei com a visita aos blogs das colegas, mas não houve muitas mudanças, talvez porque as atividades tenham se concentrado na pesquisa em grupo. Mesmo assim, considero que a Tânia tenha sido a que mais tenha explorado os recursos do blog. Não que um blog tenha que ser repleto de coisas, mas dentro do que ele propõe, creio que alguns recursos sejam necessários ou viáveis.

Tania Tizot - Proa 17B Tânia Mara

No relatório inicial já havia citado que ela inseriu um calendário, um contador, um relógio, alterou o modelo do blog, no layout passou os arquivos para o final da página(eu particularmente considero a melhor opção). Está “mexendo” nos códigos, uma vez que seus objetos (calendário, contador...) estão centralizados. Os primeiros textos da Tânia estavam alinhados à esquerda e agora estão justificados, está inserindo links ao longo dos textos - seus textos são sempre muito bem elaborados. É um blog que, além de organizado é bonito e alegre. Até o momento de minha visita, a sua última postagem foi em 28/06.

Thais Bozzetto - Vamos Trocar Experiências

A Thais estava colocando as atividades em dia, sua última postagem foi no dia 25/06, mas ainda não completou as atividades. O que sinto falta no blog são os links. Através do comentário, a Sônia e eu sugerimos a inserção de alguns links como: da disciplina, do trabalho em grupo, etc.


Viviane Weiss - Técnica NTE Viviane


No relatório anterior a Viviane estava com as atividades em dia, alterado o modelo do blog, inserido um slide com música e divulgado o endereço do trabalho em grupo. Diria que o blog da Viviane é prático, possui as informações necessárias, alguns links na barra lateral, não há muitos recursos diferentes. A última postagem é do dia 28/06.

Adriane Gasperin - A Educação está Blogada

A Adriane continua colocando as atividades em dia, e parece que está tentando realizar suas atividades. Quanto aos recursos, notei que está tentando criar o blogroll. Sua última postagem foi em 27/06.

Olá!!

Olá!
Atendendo ao pedido da Salete, que anda espiando o meu blog, aqui está uma foto minha! Sou um pouco assim: rio à toa!
Mas... depois de visitar os blogs e fazer as minhas anotações, creio que até o final da tarde eu consiga publicar as minhas tarefas. Além das atividades propostas, aprendi um pouco sobre o Flickr (até coloquei ao lado) e também o Suprglu.
Ah! A teimosia também faz parte de mim.