
Para sabermos das novidades da rede, de nossos sítios prediletos, não precisamos abrir cada sítio, toda vez que acessarmos a Internet. Para isso, basta assinarmos um serviço como o
Bloglines ou Sharpreader, tudo graças ao desenvolvimento de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos, mais conhecida como
RSS (
Rich Site Summary ou Really Simple Syndication). Os protocolos que fazem este recolhimento são arquivos
XML (Extensible Markup Language) que capturam conteúdos de um sítio, os reúnem em um agregador e os entregam para serem visualizados em aplicativos leitores.
O
Bloglines é um serviço gratuito, também disponível na versão portuguesa, que possibilita o usuário adicionar, manejar e ler os sítios que subscreve e, ainda, compartilhar suas leituras. É uma ferramenta excelente, pois fica muito mais fácil acompanhar um trabalho com os weblogs, por exemplo, uma vez que não há a necessidade de acessar blog por blog.
Gostei da blogoteca, que é um sistema de weblogs interligados, partindo de um ambiente geral e tantos blogs quantas forem as categorias, ou os temas cujos objetos educacionais se subdividirão.
Quanto à aprendizagem, concordo que as possibilidades sejam muitas, mesmo porque, acredito que não aprendemos de forma linear, mas como hipertextos.
Leitura do Texto: DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE, da professora Suzana de Souza Gutierrez.