30 maio, 2007

Funções Trigonométricas



Embora a origem da trigonometria seja incerta, podemos dizer que os problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e as Navegações deram início ao seu desenvolvimento. Mas como abordar este tema de modo mais "prazeroso" em sala de aula?

Uma das propostas é iniciar com as aplicações, uma vez que as funções periódicas são o instrumento matemático adequado para descrever fenômenos periódicos: movimento planetário, vibração das cordas e membranas, oscilações do pêndulo, movimento harmônico e outros.

29 maio, 2007

Olá!


Meu nome é Sueli Rossi, sou formada em Matemática... e também amante da tecnologia e música. Quando iniciei este curso atuava como assessora pedagógica na CRTE do Núcleo Regional de Londrina, mas no momento estou afastada para participar do PDE.
Este espaço foi criado para o desenvolvimento de minhas atividades do PROA 17.
Desejo um ótimo trabalho para todos nós!
Beijos.

21 maio, 2007

Web 2.0

Este vídeo legendado em português, é uma tradução livre do original "Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us" de Michael Wesch, que teve 2,5 milhões de acessos em três meses, e aborda o tema da escrita na era digital.


09 maio, 2007

Teorias de Aprendizagem



Nos dias 07 e 08/05, no Cine Com Tour em Londrina, foi realizado o 1º Seminário Específico do PDE, com duração de 16 horas. Tivemos entre os palestrantes o Prof. Newton Duarte, a Profa. Maria Ap. Leopoldino e o Prof. Giovanni Alves, também contamos com a presença de representantes da SEED e professores convidados das IES, que participaram da mesa redonda após cada palestra.
Para mim, o ponto alto foi a palestra do professor Newton Duarte, que fez uma análise crítica das Teorias Educacionais, ou seja, definiu cada uma (as mais importantes) mostrando seus pontos positivos e negativos, proporcionando momentos de reflexão sobre a nossa formação, nossa prática pedagógica, bem como a importância de reconhecer as diferentes correntes pedagógicas em suas diversas formas de pensar o conhecimento e a aprendizagem.

07 maio, 2007

Iniciando...



Este blog está sendo construído com a intenção de organizarmos nossos estudos de Matemática no Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE*, na Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Será um espaço para podermos refletir, comentar, trocar idéias, explorar, investigar, descobrir ... APRENDER!!!
*O PDE é um programa de Formação Continuada em Rede que integra as Escolas às Instituições de Ensino Superior - IES.