11 junho, 2007

Proa 17/4 - Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-Line

Para sabermos das novidades da rede, de nossos sítios prediletos, não precisamos abrir cada sítio, toda vez que acessarmos a Internet. Para isso, basta assinarmos um serviço como o Bloglines ou Sharpreader, tudo graças ao desenvolvimento de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos, mais conhecida como RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication). Os protocolos que fazem este recolhimento são arquivos XML (Extensible Markup Language) que capturam conteúdos de um sítio, os reúnem em um agregador e os entregam para serem visualizados em aplicativos leitores.
O Bloglines é um serviço gratuito, também disponível na versão portuguesa, que possibilita o usuário adicionar, manejar e ler os sítios que subscreve e, ainda, compartilhar suas leituras. É uma ferramenta excelente, pois fica muito mais fácil acompanhar um trabalho com os weblogs, por exemplo, uma vez que não há a necessidade de acessar blog por blog.
Gostei da blogoteca, que é um sistema de weblogs interligados, partindo de um ambiente geral e tantos blogs quantas forem as categorias, ou os temas cujos objetos educacionais se subdividirão.
Quanto à aprendizagem, concordo que as possibilidades sejam muitas, mesmo porque, acredito que não aprendemos de forma linear, mas como hipertextos.

Leitura do Texto: DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE, da professora Suzana de Souza Gutierrez.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Sueli :)

Me permita algumas correções. O del.icio.us não é um agregador como o Sharpereader, Bloglines, Google Reader. Ele é um site (gerenciador de favoritos)que distribui conteúdo que pode ser lido por agregadores, exatamente como o teu blog.

O Bloglines, emora tenha versão em português não é um aplicativo brasileiro.

Agora, uma provocação: hoje, com o novo formato do blogger, não teria um jeito mais fácil de fazer uma blogoteca?

abração!

Tania Mara disse...

Olá minha colega!!! Quanto tempo né? Já estava com saudades de você. Tenho que dizer mais uma vez que seu blog está lindo, e todas as vezes que posso gosto de dar uma olhadinha, porque você sempre está inovando e utilizando novos recursos. Parabéns!
Ah... já estava me esquecendo, quando tiver um tempinho me dê umas dicas sobre esses recursos, porque ultimamente estou de vagar quase parando...
Um abraço!!!