01 julho, 2007

Proa 17/20 - Visita aos Blogs Colaborativos


Consegui realizar três visitas aos blogs colaborativos, e procurei deixar um comentário em cada um deles. A maioria está em dia com as pesquisas; alguns grupos estão usando o MSN ou Skype para se comunicarem; não sei dizer se os nomes dos colaboradores estão corretos, pois em alguns, nas postagens não aparecem todos os nomes. É uma tarefa difícil “olhar” o trabalho dos outros e dar “palpites”. Mas por outro lado, temos que considerar que estamos todos aprendendo, e esta atividade também nos auxilia com o nosso trabalho.

1. Basecamp – Beatriz, Elke, Tania Mara, Jozemar

É considerada uma ferramenta atual da Web 2.0, sendo utilizada para gerenciar projetos colaborativos ou de clientes”.
27/06 – Estão em dia com as atividades, cada um colocando suas descobertas.
30-06 – Inseriram uma imagem no cabeçalho da página.
01/07 – As atividades continuam em dia: tem o link da ferramenta na barra lateral, o relatório inicial parece bem adiantado, tem tutorial. Até o momento não me ocorreram sugestões para a página. Li o relatório e fiquei com a dúvida: Se o Basecamp possibilita o compartilhamento de projetos, há algum link para que outras pessoas também possam acompanhar este processo? Ou ele fica restrito a estes grupos?
Última Postagem: 30/06/07.

2. Comeeko – Ermelina, Ivonete, Nívea, Sônia Bonfim

Com essa ferramenta podemos adicionar textos, figuras e balões de histórias em quadrinhos em nossas fotos, deixando-as bem engraçadas. Tudo isso on line e temos a possibilidade de torná-las públicas ou não”.
27/06 – Estão em dia com os trabalhos;
30/06 – O relatório está na página, possui tutorial;
01/07 – Sugeri colocar o link da ferramenta na barra ao lado.
Última Postagem: 27/06/07.

3. Cl1p - Maria Aparecida, Antônio Wilson

É um site interativo, criativo e imaginativo, porque podemos fazer desenhos, formas, utilizando muitas cores, salvar e enviar por e-mails aos amigos, colaborativo online, divertido”.
30/06 - Estão trabalhando. Perderam o trabalho (a página foi deletada) mas recuperaram.
01/07 – Sugeri colocar o link da ferramenta na barra lateral.
Última postagem: 01/07/07.

4. Google - Nivea e Jucela

Todos os que têm uma conta no google, por exemplo para usar o gmail ou outros serviços, têm a seu dispor uma máquina de leitura de RSS, o google reader”.
30-06 – Estão trabalhando...
01/07 – Possui links para os grupos.
Última Postagem: 01/07


5. Terapad – Esoleide, Magda, Neura

“É semelhante ao Blogger, e dá várias possibilidades de uso... Também é possível criar lojas virtuais para publicação de produtos para compra
27/06 – Estão em dia com os trabalhos.
30/06 – Possui os links dos sites usados, um visual bonito.
01/07 – Excelente! Li o relatório, e parece que o grupo está bastante entusiasmado com a ferramenta. No comentário, além de parabenizá-las pela página deixei uma pergunta: O que é thumbnails?
Última: 29/06


6. Thinkature - Salete Asen , Helena, Elisalandi, Myrian

Thinkature é uma ferramenta de comunicação visual para a web onde trocamos mensagens instantâneas em um espaço de trabalho visual. É um ambiente colaborativo e inteiramente novo. Esse trabalho é compartilhado em segundos”.
27/06 – Página com bastante informações, atividades em dia.
30/06 – Bem organizado e atualizado.
01/07 – O grupo está trabalhando bastante, inclusive realizando avaliaçao. A página contém links importantes como: nomes dos componentes, blogs do grupo, link da ferramenta, sites utilizados. Li o relatório, me interessei pela ferramenta, e coloquei minhas dúvidas nos comentários: uma referente ao trabalho colaborativo e outra referente a criação de cartões.
Última Postagem: 29/06/07.


7. Vyew - Adriane , Flávia, Karen, Selma
O Vyew é uma ferramenta que possibilita realizar serviços de conferência web em que permite partilhar o desktop enquanto se trabalha com documentos DOC, PPT, JPG, PDF, … Na colaboração, em tempo real, os utilizadores podem fazer anotações ou desenhar como num whiteboard, e utilizar chat e teleconferência”.
27/06 – Estão com as atividades em dia.
30/06 – Não há mais postagens.
01/07 – Parece que as pesquisas pararam... Parece uma boa ferramenta... Ainda não entendi bem a web conferência sem áudio, e a liberação de Chat. Talvez as imagens auxiliem (foi proposto nos comentários). Não tem link para o site da ferramenta.
Última: 25/06

8. Yahoo – Viviane, Rita, Lenir, Viviane, Rosângela

"É um serviço gratuito que permite reunir a família, amigos e membros por meio de um Web site e grupo de e-mail. Não é necessário conhecer HTML para criar seu próprio grupo".
27/06 – Trabalhando...
30/06 – O visual melhorou, as explicações também; passo a passo por tela, muito bom!!!
01/07 – Não houve mudanças
Última postagem: 26/06.

Nenhum comentário: