24 dezembro, 2010
23 dezembro, 2010
Propostas para melhorar nossa educação a distância
14 dezembro, 2010
País precisa gastar melhor em educação, diz Banco Mundial
Sent to you by Sueli via Google Reader:
País precisa gastar melhor em educação, diz Banco Mundial
Agência Brasil
Estudo aponta ainda que Brasil tem o desafio de melhorar a qualidade dos professores na próxima década
As quatro prioridades do Brasil para a próxima década devem ser a melhoria da qualificação dos professores, o fortalecimento da educação infantil, mais qualidade para o ensino médio e mais eficiência no gasto público em educação. É o que diz estudo lançado nesta segunda-feira (13) pelo Banco Mundial sobre os resultados alcançados pelo Brasil nos últimos anos em educação.
De acordo com o estudo, o gasto não está "produzindo os resultados esperados". Os dados mais recentes, de 2009, mostram que o país investe hoje 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, patamar que, segundo o relatório, já é superior ao verificado nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país também gasta mais do que o México, o Chile, a Índia e a Indonésia, que têm perfil demográfico semelhante ao brasileiro.
No entanto, investe em média seis vezes mais em um estudante do ensino superior que no aluno da educação básica. Na OCDE, a proporção é de dois para um. O estudo destaca ainda que as altas taxas de repetência permanecem, "apesar de pesquisas indicarem que a repetição é uma estratégia ineficaz para aumentar a aprendizagem".
O alto grau de corrupção e má-administração das verbas da educação também são apontados como razões para os baixos resultados alcançados em relação ao custo. O Banco Mundial aponta ainda "aumento no custo dos professores", com políticas que reduziram o tamanho médio das turmas e "impuseram aumentos generalizados de salário para os professores". Para a instituição, há pouca evidência de que o aumento salarial contribuiu para melhorar a qualidade da educação.
O estudo recomenda que o Brasil aproveite o período de transição demográfica que está vivendo para melhorar a qualidade do ensino, já que o fenômeno terá um "impacto notável" sobre a população em idade escolar na próxima década. "A redução projetada de 23% no número de estudantes de ensino fundamental corresponderá a quase 7 milhões de assentos vazios nas escolas do país (...). Essa transformação demográfica é uma bonificação para o sistema educacional e permitirá que os níveis atuais de gastos financiem uma grande melhoria na qualidade escolar", diz o texto.
Para melhorar a qualificação dos professores, o Banco Mundial defende a adoção de estratégias para atrair os "indivíduos de mais alta capacidade para a sala de aula", com apoio para formação continuada e recompensa pelo desempenho. Hoje, diz o estudo, a carreira docente se tornou "uma profissão de baixa categoria", que atrai o "terço inferior dos estudantes do ensino médio".
O Banco Mundial indica como exemplo de políticas eficientes programas de pagamento de bônus para os professores a partir dos resultados alcançados por suas turmas, como os já adotados em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo e no município do Rio de Janeiro.
USP decide que não teve bom resultado e corta prêmio de docentes
Sent to you by Sueli via Google Reader:
USP decide que não teve bom resultado e corta prêmio de docentes
Cinthia Rodrigues, iG São Paulo
Bônus criado em 2008 é vinculada a indicadores e comissão decidiu que universidade não cumpriu metas em 2009.
A Universidade de São Paulo (USP) instituição de nível superior com a melhor avaliação do País, não alcançou bons resultados em 2009. A conclusão foi de uma comissão interna que decidiu que os indicadores do ano não são suficientes para pagar um bônus a funcionários e professores.
A premiação por "excelência" foi criada em 2008 quando pagou R$ 1.000 a cada pessoa contratada a mais de seis meses pela universidade. No ano seguinte, o bônus foi de R$ 1.500. Em 2010, a equipe de 15 mil funcionários e 5 mil professores não receberá qualquer quantia adicional.
Pela resolução que criou o prêmio seriam levados em conta três critérios: resultados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), colocação em rankings internacionais e avaliação interna.
Em reunião na última quinta, a comissão formada pelo vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, pró-reitores de cada área e representantes das atividades acadêmicas e dos funcionários decidiu que os últimos dois critérios são vagos por não dizerem respeito a cada ano. "A comissão reconhece que houve uma melhora no período trienal da Capes que, entretanto, não se refere exclusivamente ao ano de 2009", diz o documento que comunica a exclusão do prêmio.
A posição da USP no Ranking Webometrics desceu da posição 38 no segundo semestre de 2009 para 122 no mesmo período de 2010, no Institute of Higher Education Shangai Jiao Tong University, a queda foi do 115º lugar para 143º, no Higher Education Evaluation and Accreditation Council of Taiwan, passou da 78ª posição para a 74ª e na Times Higher Education Supplement, de 207ª para 232ª. Os examinadores sempre analisam a produção do ano anterior, logo o ranking de 2010 diz respeito a 2009.
09 dezembro, 2010
Inep divulga cidades que terão nova prova do Enem
Sent to you by Sueli via Google Reader:
08 dezembro, 2010
Elas lêem melhor que eles em todos os países
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Nos 65 países avaliados pelo Pisa, meninas foram melhor em leitura. Em matemática e ciências não há unanimidade
Em matemática, a média dos estudantes masculinos é 12 pontos mais alta do que a média das adolescentes. Entre os 44 países em que eles vão melhor que elas com os números, está o Brasil, onde os meninos fizeram 16 pontos a mais que as meninas. Em outros 11 países elas conseguiram superá-los.
07 dezembro, 2010
Alunos da rede federal estão entre os melhores do mundo
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Notas por redes de ensino
Dependência administrativa | Média | Leitura | Matemática | Ciências |
---|---|---|---|---|
Rede pública federal | 528 | 535 | 521 | 528 |
Rede privada | 502 | 516 | 486 | 505 |
Rede pública (estadual e municipal) | 387 | 398 | 372 | 392 |
01 novembro, 2010
Capes disponibiliza link para webconferência sobre OBMEP
Sent to you by Sueli via Google Reader:
01 outubro, 2010
Escritor apresenta 25 "grandes mistérios da humanidade"
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Escritor apresenta 25 "grandes mistérios da humanidade"
Divulgação |
Paul Aron investiga acontecimentos intrigantes da humanidade |
19 setembro, 2010
Por que a escola não pode ser assim? Divertida e Interessante
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Olá Amigos
19 agosto, 2010
Pense nisso e reflita
"Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender"
16 agosto, 2010
A Ciência na Escola
Sent to you by Sueli via Google Reader:
30 julho, 2010
Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Notas do Enem devem ser olhadas com cautela, dizem especialistas
Sent to you by Sueli via Google Reader:
19 julho, 2010
Receita de sucesso das campeãs no Enem
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Priscilla Borges, iG Brasília
Os coordenadores pedagógicos ou diretores dos colégios campeões ouvidos pelo iG contaram que os estudantes estão acostumados a fazer diferentes avaliações. Semanalmente, fazem provas e simulados. O que poderia ser um desgaste para o aluno, segundo elas, é solução. A explicação é simples: elas são corrigidas e discutidas com os alunos, que não acumulam dúvidas e não deixam conteúdos não-compreendidos para trás.
Além das semelhanças citadas, os coordenadores das escolas top apontam o uso de recursos multimídia como corriqueiros nas salas de aulas dessas escolas e importantes para o bom desenvolvimento das aulas. Outros quesitos, no entanto, se divergem. No São Bento, o ensino religioso e a tradição (somente meninos podem estudar lá) são elencados como critérios diferenciais de qualidade de ensino.
20 junho, 2010
Professor X Inovação: uma batalha perdida?
Sent to you by Sueli via Google Reader:
05 junho, 2010
Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por mudanças de atitude
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Água: um bem escasso
Um dos recursos que mais podem ser afetados com o desequilíbrio ambiental é o fornecimento de água. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a Terra possui cerca de 1,4 bilhões de km3 de água, mas apenas 2,5% do total é formado por água doce - 35 milhões de km3.
02 junho, 2010
Disputa por manuscritos de pai da genética
Sent to you by Sueli via Google Reader:
Uma disputa eclodiu entre os descendentes do pai da genética, Gregor Mendel, e um mosteiro austríaco por causa de um dos manuscritos do cientista, noticiou um jornal austríaco nesta quarta-feira.
A família acusou a Ordem Augustiniana, em Viena, de pressionar o sobrinho-tataraneto de Mendel, padre Clemens, ele próprio um monge augustiniano, a entregar a eles o manuscrito, noticiou o jornal Die Presse em sua edição online.
O mosteiro vienense negou as acusações. "Não houve pressão", declarou ao jornal seu prior, padre Dominic.
Segundo ele, o manuscrito pertenceu por direito aos augustinianos, destacando que "Mendel foi um monge augustiniano e fez sua pesquisa como um monge augustiniano".
O padre Clemens, de 77 anos, salvaguardou o manuscrito, que tem quase 150 anos, e agora é "hora de devolvê-lo", acrescentou o padre.
Considerado o pai da genética, Mendel formulou as leis da hereditariedade, após estudar plantas no jardim do mosteiro austríaco em Brno, atualmente na República Tcheca, nas décadas de 1850 e 1860.
Seu trabalho é considerado quase tão importante quanto o estudo de Charles Darwin sobre as origens das espécies.
O manuscrito no centro da disputa, "Experimentos sobre a Hibridização de Plantas", do qual foram feitas 40 cópias, na verdade foi descartado por membros de seu mosteiro em 1911, mas foi resgatado por um professor.
Após desaparecer após a II Guerra Mundial, ressurgiu em 1988 em Praga e foi entregue ao padre Clemens, que concordou com familiares em trancá-lo no cofre de um banco em Stuttgart, Alemanha, onde vive.
O manuscrito deveria ter mudado de mãos em 11 de maio, mas a família alertou as autoridades alemãs, que agora investigam se poderia ser classificado como um bem cultural, o que poderia impedir sua exportação.
Até que a questão seja resolvida, o manuscrito ficará com um advogado em Stuttgart, segundo o jornal Die Presse.
01 junho, 2010
Bloglines - A distância e o presencial cada vez mais próximos
| ||
|